
Não quero e nem preciso falar muito de Hiromi Uehara, pois ela é daquelas pessoas difíceis de descrever em palavras por conta da tamanha a habilidade que tem em seu instrumento. Fica mais fácil conferir nos vídeos o seu desempenho. Uehara tem estilo único, impressionante e sempre mesclando elementos da música clássica com sonoridade de jazz fusion.
Acompanhado de músicos de primeira linha como Mitch Cohn, Dave DiCenso, Tony Grey, Martin Valihora e David Fiuczynski ela consegue fazer uma bela JAM destilando suas técnicas para todos os lados. Sem dúvidas, ela foi uma daquelas crianças prodígios que logo cedo demonstrava habilidade fenomenal para o instrumento. Japonesa, começou a tocar piano aos 6 anos, inicialmente, no piano clássico. E na adolescência entrou no mundo do jazz tendo como mentor principal o lendário Ahmad Jamal. Ainda na adolescência tocou ao lado de Chick Corea o que acentuou ainda mais o lado fusion em suas composições.
Em 2003 ela lança seu 1º cd Another Mind que explora a fundo todos os elementos que um trio jazzfusion requer. No ano de 2004 vem o segundo álbum (Brain) na mesma linha do 1º. Contudo, só a partir do Beyond Standard (5º álbum) que o som começa a ganhar complexidade sonora, antes disso, vejo muita técnica. Apesar da técnica, há muita emoção na maneira dela conduzir seu piano. Com certeza é isso que me faz gostar do som dessa moça. É visível o prazer que sente quando está tocando. É um dos poucos músicos que chegam ao “orgasmo musical” e como diria o velho Sonny Rollins: “Ela sabe encontrar às notas perdidas”.
Outro ponto fundamental no som dessa incrível pianista é a criatividade. Isso fica claro em temas clássicos do jazz como “I Got Rhythm" do Gershwin imortalizado nas mãos de outro gênio do jazz Oscar Peterson, ou ainda "Led Boosts" do Jeff Back que nas mãos dela ganham interpretação diferenciada. Isso sem falar nos momentos de insanidade, chegando a bater literalmente no piano. Essa é com certeza uma das minhas pianistas favorita que conheci nos últimos anos. Quem não conhece vale a pena conferir.
Hiromi Uehara - Hiromi in Marciac 2010
Time Out - Hiromi Uehara
Hiromi Uehara - Led Boots
Nenhum comentário:
Postar um comentário